terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

"Estilhaça-me" - Tahereh Mafi


   Um livro que eu super recomendo é o Estilhaça-me da Tahereh Mafi. A começar pelo modo como foi muito bem escrito. Como sua história foi bem construída.  Simplesmente magnífico.
   O livro se passa no futuro, quando os seres humanos destruíram todo nosso ecossistema e tudo entrou em colapso, a escritora usa uma expressão da qual particularmente eu gostei muito, "[...]mas já ouvi histórias de pássaros que voam[...]"
  Tahereh Mafi consegue transmitir na sua narrativa a sensação a loucura que paira sobre a cabeça da personagem, Juliette. A escritora usa recursos como a metáfora e frases riscadas que fazem com que sua narrativa fique muito mais brilhante. O mais interessante é a construção das personagens, todos muito envolventes e diferentes entre si. Outro fator positivo para ela é a forma como ela retrata a loucura causada pelo confinamento e a relação entre as pessoas
Sinopse:  "Ninguém sabe porque o toque de Juliette é letal, mas O Restabelecimento tem planos para ela. Planos para usá-la como arma.
   Após uma vida inteira sem liberdade, ela descobriu uma força para lutar contra todos pela primeira vez - e para obter um futuro com um garoto que ela pensou que fosse perder para sempre. 
Tenho uma maldição. Tenho um dom. Sou um monstro. Sou sobre-humana.  Sou a arma deles. Lutarei contra eles "


Alguns Trechos:
 " Sempre me pergunto sobre as gotas de chuva.
Gostaria de saber como estão sempre caindo, tropeçando nos próprios pés, quebrando as pernas e esquecendo-se de seus paraquedas, conforme tombam direto do céu rumo a um fim incerto. É como uma pessoa que está esvaziando os bolsos e parece não se importar com o destino do conteúdo que caí, que parece não se importar com o fato de que as gotas de chuva estouram quando atingem  o solo, de que elas estilhaçam quando chegam ao chão, de que as pessoas amaldiçoam o dia que as gotas de chuva ousam tocar sua porta.
      Sou uma gota de chuva"

"O sol é como um pai negligente que conhece apenas metade de quem você é. Nunca enxerga como sua ausência muda as pessoas. Quão diferentes somos no escuro."
 
 "Penso que, se me congelar, eu posso congelar a dor.[...] Se o tempo permanece imóvel, nada pode dar errado."
 
"Tentei tanto consertar o que tinha estragado. Tentei todo santo dia ser o que eles queriam. Tentei todo o
tempo ser melhor, mas de fato nunca soube como.
Somente agora sei que os cientistas estão errados.
O mundo é achatado.
Sei porque fui atirada da margem do planeta e há dezessete anos ando tentando me segurar. Há dezessete anos tenho tentando escalar de volta, mas é quase impossível superar a gravidade quando ninguém está disposto a lhe dar a mão."
 
 "A lua é uma companheira correta.
Ela nunca se vai. Está sempre lá, observando, constante, reconhecendo-nos em nossos momentos de luz e escuridão, em constante transformação, assim como nós. Todos os dias uma versão diferente dela mesma. Às vezes fraca e lívida, noutras forte e cheia de luz. A lua compreende o significado de ser humano.
Inconstante. Solitária. Esburacada de imperfeições."
 
"Olhe para mim - é o que queria dizer a você. Fale comigo de vez em quando. Encontre-me a cura para estas lágrimas, gostaria muito de soltar o ar dos pulmões pela primeira vez na vida."
 
" A verdade é uma amante maldosa e ciumenta que nunca dorme."
 
"Talvez estivesse louca ao considerar isso, mas sempre tive a esperança de que, se fosse uma garota boa o suficiente, se fizesse tudo direito, se dissesse as coisas certas ou nada dissesse de nenhuma maneira... pensei que meus pais mudaria de ideia. Pensei que eles finalmente escutariam quando eu tentasse conversar. Pensei que me dariam uma chance. Pensei que poderiam, finalmente, me amar.
Sempre tive essa estúpida esperança"
 
"Talvez você devesse aceitar o fato de que tentou por muito tempo ser alguém que você não é e que, não importa o que tenha feito, aqueles canalhas nunca ficaram contentes. Nunca ficaram satisfeitos. Nunca deram a mínima."

Nenhum comentário:

Postar um comentário